HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - I Fórum Científico HESFA/UFRJ Janeiro 2020

Evento extensao CTAacolhimento LGBTI Forum

No Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA) está localizado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que oferece testagem e aconselhamento pré e pós teste para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Este serviço de saúde articula-se aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma estratégia importante na promoção à saúde. O CTA é um setor de triagem que promove a equidade no acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), favorecendo segmentos populacionais com maior vulnerabilidade. No sentido de contribuir para o aprimoramento do trabalho realizado pelo CTA, estamos propondo uma ação de extensão, sob a modalidade de fórum, que instrumentaliza os profissionais para compartilhar saberes no que se refere ao tema. Ativistas LGBTI estão travando uma verdadeira batalha para superar preconceitos e, principalmente, chamar a atenção do Estado para a necessidade de leis específicas para equiparação de direitos e garantia de segurança para este público. O tema é polêmico e levanta muitas discussões. Serão abordados temas relacionados a vulnerabilidades da população LGBTI buscando melhor acolhimento deste público nas unidades de saúde. Nesse sentido, a Direção Adjunta de Desenvolvimento Acadêmico e Científico do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-HESFA/UFRJ) com apoio das Coordenações de Ensino e Extensão e de Cursos e Eventos está promovendo o I FÓRUM CIENTÍFICO HESFA/UFRJ - 2020 com o tema "Acolhimento e vulnerabilidade da população LGBTI".

Contaremos com a valorosa contribuição do palestrante:

Felipe Carvalho

Presidente do grupo Diversidade de Niteroi e Vice-presidente do Conselho Estadual LGBTI

Data: 28/01/2020

Horário: 09 às 12 horas.

Local: Auditório São Francisco de Assis - HESFA/UFRJ

EVENTO GRATUITO - VAGAS LIMITADAS

*O link para a realização das inscrições está disponível no site: https://sigaac.hesfa.ufrj.br/inicio

2. RESULTADO DA SELEÇÃO DE MONITORES

A Comissão Organizadora da Ação de Extensão I Fórum Científico HESFA/UFRJ 2020, por meio da Comissão de Monitoria comunica a todos(as) o resultado da seleção de monitores para atuarem no evento:

Resultado da seleção de monitores disponível aqui

A reunião preparatória ocorrerá no auditório São Francisco de Assis no HESFA dia 27 de janeiro às 14h.

1. SELEÇÃO DE MONITORES

A Comissão Organizadora da Ação de Extensão I Fórum Científico HESFA/UFRJ 2020, por meio da Comissão de Monitoria, convida discentes da UFRJ para participar do processo seletivo para monitores que vão atuar neste evento institucional.

Inscrições: 10 a 16 de janeiro.

Edital disponível aqui

Link para isncrição: https://forms.gle/t2938q6FVTvghPga8