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HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - Projetos Linha 1

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Dir. Adj. Financeira

Projetos Linha 1 - Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis

 

 

Cuidado de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade na atenção primária à saúde

 

Descrição: Objetivo Compreender a problemática do processo saúde-doença de criança e jovens, em situação de vulnerabilidade, na atenção primária; Desenvolver abordagens de cuidados centrados na criança, jovens e suas famílias, em cenários de atenção domiciliar e comunitária; Construir ferramentas, estratégias, processos e produtos a partir dos marcos teóricos da complexidade e da tradução do conhecimento (knowledge translation); Aplicar abordagens de pesquisas participatórias e baseadas em arte (método criativo e sensível) no desenvolvimento de pesquisas com crianças, jovens e suas famílias.

 

Equipe

 IVONE EVANGELISTA CABRAL (Responsável pelo Projeto)

 

 

Desenvolvendo a competência ética e relacional através da Entrevista McGill MINI Narrativa de Adoecimento

 

Descrição: A tendência nos últimos anos ao deslocamento na prática médica do modelo centrado na doença para o modelo centrado no paciente, tem colocado em evidência os significados produzidos pelo paciente em sua experiência de adoecimento e tratamento, a comunicação na consulta clínica, e o contexto socio-cultural. Na maior parte dos cenários de atenção a saúde, a racionalidade anátomo-clínica, que funda o conhecimento das doenças na medicina moderna, goza habitualmente de maior prestígio que o conhecimento da experiência de adoecimento que vivencia o paciente. O ensino da relação médico-paciente (RMP) nos cursos médicos se faz principalmente através da disciplina "Psicologia Médica". No entanto, acreditamos que a aprendizagem da RMP acontece predominantemente através do currículo oculto e não do currículo formal. A importância de conceitos teóricos depende menos de sua validade intrínseca do que do contexto de trabalho e dos modos como o conhecimento é aplicado aos problemas concretos do cotidiano médico. No currículo oculto, o qual se dá pela transmissão de uma cultura particular através de processos de identificação, o aluno incorpora a cultura médica, identifica os atributos que obtêm prestígio social e adquire uma escala de valores. Neste sentido, nos parece relevante investigar recursos que estruturem a escuta de estudantes de medicina com relação à experiência de adoecimento do paciente, cujo aprendizado e utilização dialoguem com a técnica da anamnese clínica, na resolução de problemas em seu cotidiano médico. Este projeto pretende gerar uma contribuição ao Eixo Humanistico-Social proposto na atual reforma curricular pelo Programa de Educação Médica (PEM) da Faculdade de Medicina/UFRJ. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória que visa produzir conhecimento no campo da saúde e da educação. Treinaremos na Entrevista McGill MINI Narrativa de Adoecimento (McGill MINI).

 

Equipe


ALICIA REGINA NAVARRO DIAS DE SOUZA (Responsável pelo Projeto)

 

Estudo Longitudinal dos Impactos do Suporte Social Indicadores OperacionaiS da Tuberculose- ELISIOS-TB

 

Descrição: A relação entre pobreza e tuberculose (TB) se evidencia na distribuição global da doença. O Brasil é um importante modelo de estudo, pois possui um dos maiores programas de transferência condicionada de renda do mundo, com foco na inclusão produtiva, o Programa Bolsa Família (PBF), responsável por uma melhoria significativa das condições socioeconômicas da população nos últimos anos. Neste sentido, este estudo tem por objetivos: Descrever as iniciativas da rede social secundária, na perspectiva dos programas sociais governamentais, existentes e acessíveis na área da Saúde e de Assistência Social, voltadas para a atenção à pessoa com tuberculose; Compreender os limites e possibilidades de acesso das pessoas com tuberculose e suas famílias às iniciativas governamentais ou não governamentais de suporte social; Identificar a percepção das pessoas com tuberculose e de familiares sobre o impacto do diagnóstico e tratamento nos gastos e custos diretos e indiretos para as famílias de pacientes com TB e as estratégias para a organização do orçamento familiar e qualidade de vida; Conhecer a percepção dos profissionais de saúde e de assistência social sobre a acessibilidade das pessoas em tratamento da tuberculose aos programas sociais governamentais de suporte e de transferência de renda; Desenvolver e validar um escore (ELISIOS) para predizer risco de abandono em pacientes recém diagnosticados de TB; Propor estratégias de procedimentos diferenciados de acordo com o índice do escore encontrado para cada grupo de paciente; Analisar por meio de um estudo de coorte de contatos o impacto desta intervenção na incidência da infecção e adoecimento por TB; Propor instrumento para definição de fluxo e procedimentos diferenciados intersetoriais por níveis de vulnerabilidade em relação aos desfechos do tratamento após as etapas anteriores; Desenvolver e validar um modelo computacional (versão desktop e mobile), baseado em web semântica, com suporte à tomada de decisão baseado no escore ELISIOS, visando identificar grupos para atendimentos diferenciados na rotina de cada serviço, incluindo um fluxograma de atendimento individual. Estes objetivos serão respondidos por três delineamentos de estudo complementares divido em três etapas. Na primeira etapa será desenvolvido um estudo qualitativo e a modelagem do instrumento ELISIOS, no segundo um ensaio randomizado com pacientes diagnosticados com TB, e no terceiro um estudo de coorte para avaliação dos contatos dos pacientes incluídos na etapa 2. Ao final, espera-se que estes resultados possam ser utilizados para a construção de políticas públicas específicas para o aumento da proteção social e a melhoria dos indicadores de TB.

 

Equipe

ETHEL LEONOR NOIA MACIEL (Responsável pelo Projeto)

MARIA CATARINA SALVADOR DA MOTTA

REGINA CELIA GOLLNER ZEITOUNE

 

 

Implantação e Avaliação da aprendizagem do Raciocínio Clínico na Atenção Primária a partir de Consultas Observadas

 

Descrição: No amplo e indiferenciado espectro clínica que envolve a APS, uma das competências centrais é a capacidade de lidar judiciosamente com as informações trazidas pelos pacientes, analisá-la frente ao perfil epidemiológico, aos recursos disponíveis e as evidências científicas estabelecidas na literatura e ser capaz de construir opiniões diagnósticas e de tomar decisões clínicas sólidas e resolutivas. Este raciocínio sobre a clínica apresenta especificidades no cenário de práticas da APS. A reflexão sobre a competência do raciocínio clínico e o processo de aprendizagem será delineada a partir de uma busca dos referencias teóricos e experiências de ensino encontradas na literatura. A tomada de decisão clínica apresenta complexidades para além do uso judicioso das informações. Num plano ético-epistemológico, o raciocínio clínico dependente da concepção sobre o que seja o cuidado, do que seja a medicina e do papel que ela cumpre ou deve cumprir na sociedade. A prática médica mais prescritora provavelmente apresenta lógicas de tomada de decisão diferente das práticas facilitadora do autocuidado ou das práticas de tutela autonomizadora. O raciocínio clínico na prática médica da APS abrange um conjunto de processos mentais complexos, difícil de serem destacados e aferidos individualmente, por sua intrínseca relação com outras competências clínicas. Nesse sentido, a definição de Kessirer e col. (2010) compreende o conjunto de estratégias de raciocínio que nos permitem combinar e sintetizar diversos dados em uma ou mais hipóteses diagnósticas, fazer as compensações complexas entre os benefícios e riscos de testes e tratamentos e formular planos para o gerenciamento de pacientes. Objetivo Geral: Desenvolver ensino do raciocínio clínico e da metacognição em seus diversos domínios, em pós-graduandos da residência de medicina de família e comunidade. 4.2 - Objetivos específicos: ? Adaptação de método de ensino do Raciocínio Clínico a residentes de MFC por observação direta de consulta ? Explorar as percepções dos preceptores e dos residentes acerca da aplicação do Método para o aprendizado do RC em observação de consultas na APS ? Avaliar qualitativamente a adaptação do roteiro de extração de Raciocínio Clínico em Observação de Consulta em APS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Equipe


CESAR AUGUSTO ORAZEM FAVORETO (Responsável pelo Projeto)

 

Produção de conhecimento e prática interprofissional nos cuidados clínicos de grupos humanos vulneráveis na atenção primária.

 

Descrição: Produção de conhecimento e prática interprofissional nos cuidados clínicos de grupos humanos vulneráveis na atenção primária. Estudo sobre a demanda de produção de conhecimento para a atenção primária em saúde, com base na prática interprofissional e no cuidado centrado na pessoa em situação de vulnerabilidade. Tem por objetivos identificar as necessidades sociais em saúde dos grupos humanos que vivem em situações de vulnerabilidade, quando assistida na rede de atenção básica de saúde; analisar os determinantes sociais de saúde que influem sobre essas necessidades sociais em saúde; produzir, de forma compartilhada com Usuários e Profissionais de Saúde, ferramentas de cuidado à pessoas em situação de vulnerabilidade. Pesquisa de inovação baseada em cenários de prática da atenção básica, documental e virtual, adotando-se multimétodos das investigações com abordagens quanti-qualitativas. O cenário é a comunidade das áreas programáticas com menor extensão de cobertura da estratégia de saúde da familia no Rio de Janeiro. Os participantes são usuários dos serviços e profissionais que atuam na rede de atenção básica, particularmente na saúde escolar, saúde da família e saúde de populações vulneráveis.

 

Equipe


IVONE EVANGELISTA CABRAL (Responsável pelo Projeto)

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