HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - Curso de Extensão em Saúde Coletiva sobre Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme

• IMG 20170608 WA0019 570x240
    •

No conjunto das pesquisas realizadas no Instituto de Saúde Coletiva enfocando a Doença Falciforme, foram evidenciadas situações sistemáticas de negligência, baixa implicação no cuidado por parte de profissionais de saúde e fragilidades na rede assistencial, que interferem diretamente no vínculo das pessoas com DF com os serviços de saúde. Deste modo, faz-se premente a realização de ações de educação permanente que reforcem o diálogo tão necessário entre a universidade e o serviço, no esforço de formar profissionais de saúde atentos aos princípios do SUS e comprometidos cuidado integral voltado às pessoas com doença falciforme. O curso observa alguns pressupostos básicos:

1) a decisão política de oferecer cuidados às necessidades de saúde de forma integral, equitativa e de boa qualidade;

2) a inserção no processo de reconstrução do modelo de atenção à saúde e das práticas sanitárias voltadas para efetivação do sistema único de saúde;

3) a importância da ativação de redes sócio-sanitárias para atenção e cuidado às pessoas com doença falciforme.

O grupo de educandos será composto de profissionais que atuam na atenção básica de saúde, seja na gestão ou nos cuidados, nos municípios do Brasil.

O curso de que trata este objeto será oferecido na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), aliando a necessidade de formação de recursos humanos para o SUS e a possibilidade de formação continuada de profissionais que estão no exercício de funções, em locais distantes dos grandes centros de formação do país.

Fonte do conteúdo e para mais informações acesse o site abaixo:

Publicado 13/06/17