Pesquisar

ebook

Dir. Adj. Financeira

Chamada para mestrado profissional FM HESFA

 

Apresentação 

 

O curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde é uma proposta de curso organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MPAPS/FM/UFRJ). Tem como parceiros, o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/HESFA, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Social/SMSDS do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde/SMS de Piraí e a SMS/Macaé, locais onde a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui atuação acadêmica de longa data. 

O MPAPS é vinculado academicamente à Faculdade de Medicina e localizado no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis – HESFA, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso está vinculado à Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Área da Saúde e é acompanhado e fiscalizado por uma Comissão Deliberativa formada por cinco docentes, dois alunos e um funcionário técnico administrativo, todos escolhidos pelos seus pares.

O curso é dirigido exclusivamente para profissionais da área da saúde que atuam na coordenação e equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) nos referidos municípios, possui a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na Atenção Primária à Saúde (APS), integrando parcerias entre instituições acadêmicas e redes municipais de saúde, a favor da integração ensino serviço. É de natureza Técnico-Profissional.

O MPAPS/FM/UFRJ segue as orientações da CAPES na área de Saúde Coletiva para oferecer a formação de mestres.

Os valores do MPAPS estão relacionados à ascensão profissional que nossos egressos alcançam após a obtenção do título de Mestre. Alguns hoje estão em posição de ensino e de gestão administrativa decorrente da titulação.

O MPAPS apresenta grade curricular com: Créditos Disciplinas:  32; Créditos Dissertação:  32; Vagas por seleção:  30; Equivalência hora/aula: 15

O MPAPS está inserido na área de concentração: Atenção Primária à Saúde.

O Programa de Mestrado Profissional em APS foi criado em 2015. As turmas são anuais, com 30 vagas e duração de dois anos. O processo seletivo é realizado em novembro e o inicio das aulas em março. Carga horária presencial obrigatória no primeiro ano: sextas e sábados de 9h as 17h.

 

  

Coordenação

Coordenadora:

Profª Maria Catarina Salvador da Motta

CV:http://lattes.cnpq.br/0639669355638953

 

Substituta Eventual da Coordenação:

Profª Maria Kátia Gomes

CV:http://lattes.cnpq.br/6352425745212457

Contato

     Telefone: (21) 3938-4407

      Email: mestrado.aps@medicina.ufrj.br

acesso a informação.jpg 2                    logo positivo sigac                                             logo azul intranet 640x280 2 300x131

 

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2863 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ, 20210-030

UFRJ HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ