Apresentação 

 

O Programa de Mestrado Profissional em APS foi criado em 2015 e é dirigido à profissionais da área da saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e na Atenção Básica do SUS. Funciona em parceria da Faculdade de Medicina com o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis, e está sediado na Av. Afonso Cavalcanti número 20 Cidade Nova. As turmas são anuais, com 30 vagas e duração de dois anos. O processo seletivo é realizado em novembro e o inicio das aulas em março. Carga horária presencial obrigatória no primeiro ano: sextas e sábados de 9h as 17h.

 

Grade Curricular

Primeiro Semestre

Atenção Integral à Saúde 9,0 créditos

Metodologias de Pesquisa em Saúde 5,0 créditos

Segundo Semestre

Gestão do Cuidado 7,0 créditos

Educação e Comunicação 4,0 créditos

Seminários de Projeto I 5,0 créditos

Terceiro e Quarto Semestres

Seminários de Projeto II 2,0 créditos

Pesquisa de Dissertação sob orientação de docente designado pelo Programa.

 

Coordenador

Prof Carlos Eduardo Aguilera Campos

CV: http://lattes.cnpq.br/0961799399297383

Vice-coordenadora

Professora Ivone Evangelista Cabral

CV: http://lattes.cnpq.br/7561708512534413 

 

Equipe

 

Linha 1. Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis

Professores da Linha de Pesquisa: Alicia Regina Navarro, Ângela Maria Mendes Abreu, Cesar Augusto Orazem Favoreto, Ivone Evangelista Cabral, Marcia Pereira Alves dos Santos, Maria Katia Gomes.

Descrição:

Desenvolvimento de pesquisas sobre risco e vulnerabilidade sociais assim como a análise de condicionantes e determinantes sociais e suas implicações para a atenção integral à saúde. Estudo das ações prestadas as famílias pela APS, em seus distintos ciclos de vida com suas respectivas combinações tecnológicas e seus instrumentos de abordagem individual, familiar e comunitário. Estudar e investigar a conformação e o impacto da prestação do cuidado a criança, adolescente, mulher, adulto, idoso, gestantes, doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecciosas, saúde mental e saúde bucal. Investigar as necessidades e as novas modalidades de atenção na APS voltadas para os grupos vulneráveis (população em situação de rua, de pobreza, áreas de risco etc. Pesquisas sobre o processo de construção de projetos terapêuticos singulares nestas populações.

Linha 2. Educação e saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias de formação profissional em Atenção Primária à Saúde.

Professores da Linha de Pesquisa: Maria Inez Padula Anderson, Mirian Ribeiro Baião, Valéria Ferreira Romano, Victoria Maria Brant Ribeiro Machado

Descrição:

Desenvolvimento de estudos e pesquisas buscando novas referências teórico-metodológicas que orientem a formação de profissionais voltados para a APS. Análise e estudos com foco nas práticas em educação que tenham como princípios o empoderamento, a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos, famílias e comunidades, visando mudanças no quadro de saúde e doença.

Investigação e proposição de métodos e ações que incorporem inovações curriculares,  processos de ensino, de aprendizagem. Avaliação da incorporação de novos métodos e tecnologias de formação e capacitação de profissionais de saúde e de docentes inseridos na APS. Integração da universidade e dos serviços de saúde, gerando conhecimentos sobre a formação de alunos, preceptores e profissionais de saúde, de modo que orientem e contribuam para mudanças na formação e respondam às demandas de saúde da sociedade, visando a qualidade da assistência prestada no SUS.

Linha 3. Evidência clínica, modelos de atenção e técnico assistenciais,qualidade em Atenção Primária à Saúde (APS)

Professores da Linha de Pesquisa: Carlos Eduardo Aguilera Campos, Livia Maria Santiago, Mariana Leal Rodrigues, Raphael Mendonça Guimarães.

Descrição:

Desenvolvimento de estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado e os modelos de atenção e técnico assistenciais, numa visão que considere os marcos da clínica centrada na pessoa e a clínica ampliada. Investigações e estudos que visem qualificar as práticas na APS considerando a integralidade, o vínculo longitudinal e a coordenação do cuidado como referências. Análises e pesquisas sobre o apoio matricial na APS e as modelagens que estabeleçam as melhores conformações das redes de atenção à saúde no SUS com base nos territórios com suas dimensões políticas e sócio culturais, utilizando instrumentos de monitoramento e avaliação. Implementação de estudos no campo da vigilância em saúde e sua integração com a APS. Estudos e avaliação da qualidade dos serviços de saúde, com a produção de evidências clínicas, protocolos assistenciais e linhas de cuidado, numa perspectiva participativa. Estudar os processos de trabalho tais como o acolhimento, a atenção à demanda espontânea e programada numa perspectiva multiprofissional e suas aplicações dos serviços de APS.

Linha 4. Gestão e avaliação de serviços e de tecnologias na Atenção Primária à Saúde (APS)

Professores da Linha de Pesquisa: Emerson Elias Merhy, Kathleen Thereza da Cruz, Luiz Felipe da Silva Pinto, Roberto Leal.

Descrição:

Produção de evidências e boas práticas organizacionais, com base em modelos assistenciais e administrativos que tenham como foco a APS e sua interface com os demais níveis do sistema de saúde e outros setores. Desenvolvimento de investigações em serviços e pesquisas operacionais, utilizando métodos quantitativos ou qualitativos com seus resultados sendo aplicáveis aos serviços de saúde. Desenvolvimento de estudos e pesquisas avaliativas de programas implementados na APS incluindo estrutura, processo e resultado. Avaliação de tecnologias e o seu impacto sobre os custos e a saúde individual, familiar e comunitária. Desenvolvimento de metodologias de avaliação, com foco na qualidade, formulação de critérios e indicadores mais adequados ao campo de práticas da APS.  Proposição de modelos de atenção integral, planejamento das ações e prática interdisciplinar e participativa, visando a melhoria da qualidade na APS.

 

Contato

     Telefone: (21) 3938-4407

      Email: mestrado.aps@medicina.ufrj.br

Links

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