HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - Coordenação de Ensino e Extensão

1. Apresentação

A Coordenação de Ensino e Extensão é responsável pelo desenvolvimento de um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou à distância que visam o desenvolvimento dos saberes assim como seu compartilhamento com a sociedade.

Ensino

Compete à Coordenação de Ensino promover o desenvolvimento educacional dos estudantes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em atividades no HESFA.O ensino universitário é orientado por uma constante perspectiva de investigação e de criação do saber. Visa assegurar uma sólida preparação científica e cultural além de proporcionar uma formação técnica que habilite para o exercício de atividades profissionais e culturais e fomente as capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica.

Extensão

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Desta forma, a extensão tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes, fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes. A UFRJ adota o conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

Estágios

Estágio é uma atividade educativa supervisionada, que visa à preparação para o trabalho produtivo de alunos de educação profissional e de cursos de graduação, pós-graduação  lato e stricto sensu e cursos teórico-práticos regularmente matriculados nas unidades da UFRJ ou de instituições que tenham convênios com o HESFA.

O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando, visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O HESFA é uma instituição de ensino cedente, recebe somente alunos vinculados a estágio obrigatório ou a projetos de pesquisa.

1. Coordenadora

Vice - Coordenadora