HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado HESFA - Discentes Graduação UFRJ

Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado HESFA - Alunos Graduação UFRJ

O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado é uma atividade que se constitui em experiência acadêmico/profissional orientada para a competência técnico-científica em ambiente de trabalho, possibilitando uma relação dinâmica entre teorias e práticas desenvolvidas ao longo das atividades experienciadas e proporciona ao estudante domínio de instrumentos imprescindíveis à execução de suas funções, visando beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, como preceituado em dispositivo legal extraído daResolução no. 12/2008 a seguir:

Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo, faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o processo de formação do estudante.

§1º O Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Termos de Normatização para Estágio no HESFA

Estágio de Âmbito Individual (Documentos)

1- Solicitação por escrito de estágio curricular com carta de apresentação do(a) aluno(a) pela Unidade Acadêmica da UFRJ de origem;

2- Estipular a duração do estágio, que segundo a  Resolução da UFRJ 12/2008 e Lei 11.788/2008 deve ser no máximo de 24 horas semanais, por período 06 (seis) meses, renovável mais 6 meses, até no máximo 02 (dois) anos;

3-  Para requerimento de inscrição de estágio no HESFA/UFRJ o discente deve entregar os seguintes documentos ao(à) supervisor(a) responsável:

3.1- Ficha de requerimento de estágio DDAC preenchida e assinada;

Modelo de requerimento de estágio;

3.2 - Carta de apresentação do(a) aluno(a);

3.3 -  3 vias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) de acordo com a Resolução da UFRJ 12/2008  - preencher, assinar as 3 vias e rubricar todas as páginas;

Modelo de Termo de Compromisso

3.4 - Cópia dos documentos: Identidade;  CPF, Comprovante de Residência; Apólice de acidentes pessoais para fins de Estágio; Cartão de Vacinação (dT, Tríplice Viral, Anti - Hepatite B);

3.5 - 2 vias do checklist dos documentos.

Modelo de check list

4-  O(A) aluno(a) deverá escanear toda documentação solicitada no item 3, salvar em arquivo ÚNICO PDF na seguinte ordem: Ficha de requerimento do estagiário, Carta de apresentação do aluno,Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinado e rubricado em todas as páginas, identidade, cpf, comprovante de residência, cópia da apólice de acidentes pessoais para fina de estágio, cartão de Vacinação (dT, Tríplice Viral, Anti - Hepatite B). Este arquivo deve ser nomeado da seguinte forma: ano.1 (primeiro semestre) ou ano.2 (segundo semestre) Ex: 2020.1; 2020.2 - nome do curso- nome aluno e enviar ao(à) supervisor(a) responsável.

5- O(A) supervisor(a) deverá conferir e entregar a cópia da documentação na DDAC, juntamente com as 2 vias do checklist, para qua a mesma seja aprovada, com no minimo de 30 dias antes da previsão do inicio de estágio. O aluno(a) deverá retornar à DDAC para receber a segunda via do checklist, assinada pela coordenação de ensino e extensão e apresentá-la ao seu(sua) supervisor(a) como condição para liberação do estágio.

6- Os documentos escaneados deverão ser enviados pelo(a) supervisor(a) responsável para o e-mail coordensino@hesfa.ufrj.br com cópia para e-mail da DDAC dacad@hesfa.ufrj.br colocar no assunto: Estágio Curricular Obrigatório  (nome do curso) e nome do aluno.

7- Ao término do Estágio, o(a) aluno(a), deverá apresentar relatório de atividades e/ou atividade referente ao seu período de estágio de acordo com apreciação do(da) supervisor(a)/responsável e coordenação de Ensino e Estágio do HESFA e retornar a sua unidade de origem.

Obs: O(a) aluno(a) poderá enviar toda documentação atualizada para solicitar renovação segundo a Resolução da UFRJ 12/2008 por mais 6 meses, seguindo os trâmites acima descritos.

•