HESFA - Hospital Escola São Francisco de Assis - Mestrado Profissional APS

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro MPAPS/FM/UFRJ oferece em sua estrutura curricular seis disciplinas obrigatórias. Duas disciplinas no primeiro semestre: ” Atenção Integral à Saúde” e Metodologia de Pesquisa em Saúde”; Três no segundo semestre: Educação e Comunicação em Saúde”, “Gestão do Cuidado” e “Seminário de Projeto I”; Uma no terceiro semestre: Seminários de Projeto II; e uma disciplina no quarto semestre “Elaboração de Dissertação/Produtos”.

Impõe-se ao mestrando a totalização trinta e dois créditos; carga horária de novecentos e sessenta horas, sendo quatrocentos e oitenta horas correspondentes a disciplinas e quatrocentos e oitenta horas referentes à dissertação.

A área de concentração, linhas de pesquisa, projetos e disciplinas estão vinculados ao eixo temático eleito pelo Programa – “Atenção Primária à Saúde”.

O programa incentiva e permite a interação com os alunos das turmas anteriores, permitindo que os alunos conheçam os projetos em andamento.

O currículo foi concebido para abordar as principais subáreas, temas da saúde coletiva desde uma perspectiva mais geral e ampliada até as mais específicas e voltadas para o campo de prática dos profissionais.

Os discentes são fortemente orientados para obter a titulação dentro de 24 meses.

OBJETIVOS

Produzir e sistematizar o conhecimento técnico-científico em Saúde Coletiva, a partir da prática dos profissionais no campo da Atenção Primária à Saúde, visando à ampliação e o desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho e contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Chamada para mestrado profissional FM HESFA

Apresentação

O curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde é uma proposta de curso organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MPAPS/FM/UFRJ). Tem como parceiros, o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/HESFA, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Social/SMSDS do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde/SMS de Piraí e a SMS/Macaé, locais onde a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui atuação acadêmica de longa data.

O MPAPS é vinculado academicamente à Faculdade de Medicina e localizado no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis – HESFA, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O curso está vinculado à Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Área da Saúde e é acompanhado e fiscalizado por uma Comissão Deliberativa formada por cinco docentes, dois alunos e um funcionário técnico administrativo, todos escolhidos pelos seus pares.

O curso é dirigido exclusivamente para profissionais da área da saúde que atuam na coordenação e equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) nos referidos municípios, possui a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na Atenção Primária à Saúde (APS), integrando parcerias entre instituições acadêmicas e redes municipais de saúde, a favor da integração ensino serviço. É de natureza Técnico-Profissional.

O MPAPS/FM/UFRJ segue as orientações da CAPES na área de Saúde Coletiva para oferecer a formação de mestres.

Os valores do MPAPS estão relacionados à ascensão profissional que nossos egressos alcançam após a obtenção do título de Mestre. Alguns hoje estão em posição de ensino e de gestão administrativa decorrente da titulação.

O MPAPS apresenta grade curricular com: Créditos Disciplinas:  32; Créditos Dissertação:  32; Vagas por seleção:  30; Equivalência hora/aula: 15

O MPAPS está inserido na área de concentração: Atenção Primária à Saúde.

O Programa de Mestrado Profissional em APS foi criado em 2015. As turmas são anuais, com 30 vagas e duração de dois anos. O processo seletivo é realizado em novembro e o inicio das aulas em março. Carga horária presencial obrigatória no primeiro ano: sextas e sábados de 9h as 17h.

Coordenador:

Prof. Dr. Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas

CV: http://lattes.cnpq.br/8137202747043367

Substituta Eventual da Coordenação:

Profª Drª. Ana Maria Bezerra Bandeira

CV: http://lattes.cnpq.br/5258668810990654